quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fim de Ano: Tudo pronto na orla de João Pessoa

Está tudo pronto na orla da Capital Paraibana, João Pessoa para o maior réveillon do Estado.


Música cubana, frevo e o autêntico samba brasileiro serão os ritmos predominantes na praia de Tambaú pela chegada de 2010 na Capital. As atrações musicais começam a se revezar no palco montado ao lado do busto de Tamandaré, a partir das 20h, desta quinta-feira (31). As atrações internacionais ficam por conta do músico cubano Barbarito Torres e as Estrelas do Buena Vista Social Club. Na programação musical do Réveillon haverá ainda os shows do artista baiano Armandinho com o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, além dos grupos paraibanos Pura Raiz e Orquestra Sanhauá. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).


Atrações internacionais - Barbarito Torres e as Estrelas do Buena Vista Social Club estarão em João Pessoa pela primeira vez para mostrar todo o talento musical da velha guarda cubana. Além dele, a cantora Omara Portuondo e o músico Amadito Valdez são remanescentes da formação original do Buena Vista Social Club. Os três, individualmente, fazem shows solos pela Europa. Para a apresentação desta quinta-feira o grupo vai estar acompanhado de 14 integrantes.


O projeto Buena Vista Social Club, levado ao mundo por meio de um documentário produzido por Ry Cooder e Wim Wenders, se transformou na principal referência da música produzida em Cuba. Barbarito Torres, conhecido como "O Rei do Alaúde", é uma das estrelas vivas do filme que estará no Revéillon de João Pessoa.


Documentário - A obra de Wender foi aclamada pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria 'Melhor Documentário' e chegando a ganhar este prêmio no European Film Awards. Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo. Esse álbum reuniu estrelas do Buena Vista e da música cubana com a participação de Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005); tem ainda Omara Portuondo com artistas internacionais como U2, Coldplay, Sting, Jack Johnson, Maroon 5, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs.


Apresentação – Nesta apresentação na Capital paraibana, o "Rei do Alaúde" terá as companhias de convidados de peso da nova geração da musica cubana, a exemplo de Tereza Garcia Caturla, a "Tete", considerada diva do canto cubano; o baixista Fabian García; o pianista Rodolfo "Peruchin" Argudin, que é uma das revelações da atual música feita da Ilha de Fidel Castro. Completam ainda esse time os integrantes da banda AfroCuban All Stars, conhecidos internacionalmente.


Atrações nacionais - Com 35 anos de estrada no Carnaval na Bahia, a banda Armandinho, Dodô e Osmar foi a pioneira e a transformadora do Trio Elétrico. O trio foi o primeiro a levar essa sonoridade para o Brasil e o mundo. Em 1983 os músicos viajaram para a Itália, onde tocaram na Piazza Navona, em um Festival que reuniu João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e tantos outros.


A banda ainda utiliza a "guitarra baiana", instrumento criada por Dodô e Osmar antes mesmo da massificação da guitarra elétrica americana. É com esse instrumento que eles mantêm a música instrumental no carnaval da Bahia, onde tocam Mozart, Beethoven, Paganini, Listz e Beatles, misturando em seu repertório, clássicos e populares.


Atualmente, a Banda 'Armandinho, Dodô e Osmar' é formada pelos irmaõs Armandinho (guitarra baiana), Aroldo Macedo (guitarra baiana), Betinho (contra-baixo), André Macedo (voz) e os músicos Gabriel Macêdo (guitarra base), Jorge Brasil (bateria), Yacoce Simões (teclados), Emanuel Stanchi (percussão) e Ronaldo Oliveira (percussão).


Pura Raiz – Quem faz o show de abertura desta quinta-feira, a partir das 20h, é a banda Pura Raiz, que surgiu na cena cultural da Capital no ano de 1996, com a proposta de tocar o autêntico samba de raiz. A banda vêm se destacando no cenário musical paraibano como uma das grandes revelações, apresentando-se em vários palcos do estado. O repertório é composto basicamente por clássicos do gênero e composições populares, a exemplo de 'Fazendo Pirraça', 'Minha Fé', 'Na Subida do Morro', 'Boato Sem Lógica', 'As cenas' e 'Deixa Clarear'.


O Pura Raiz tem na sua formação: Kojak (banjo e voz), Preto Netto (voz principal), Marcos Té (cavaquinho e voz), Alisson Cavalcante (tantã), Carlos Moura (pandeiro), Max Miliano (surdo), Carlão (afoxé), Vinícius Lucena (violão), Taliana (flauta), Carlinhos Percussa (percussão e efeitos) e Fábio Burungundum (repique de anel, caixas e efeitos). O grupo, que já tem um disco gravado com composições próprias, está produzindo um DVD, ainda em fase de produção, intitulado 'Fazendo Pirraça', que será lançado e distribuído no inicio de 2010.


Orquestra Sanhauá – A Orquestra Sanhauá da Paraíba estreou no cenário musical em 2008. O grupo instrumental tem uma formação de Big Band, com um repertório voltado para a música brasileira. A ênfase é a música nordestina, adotando um caráter inovador nas suas composições e arranjos. O grupo é composto por professores das universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Orquestra Sinfônica da Paraíba.


*Réveillon do Governo do Estado:

A Banda Calypso será a principal atração da festa de reveillon que será promovida pelo Governo do Estado no final deste ano. Os artistas farão a apresentação às 23h, no dia 31 de dezembro, na praia de Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio, em João Pessoa. A previsão é que o show atraia milhares de pessoas à orla marítima. O objetivo do Governo é proporcionar momentos de diversão e animação aos turistas e paraibanos que irão à praia comemorar a virada do ano.


Para garantir a segurança, serão disponibilizadas equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e delegacia móvel da Polícia Civil. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde também estarão presentes durante o show. Além da Banda Calypso, o reveillon na praia de Cabo Branco ainda terá shows com artistas locais.

Dotada de ampla infraestrutura, a Banda Calypso ganhou fãs no Brasil devido ao formato de seus shows, sempre marcados por muita tecnologia e animação. A equipe conta com 47 profissionais, entre músicos, dançarinas, cantores, técnicos e pessoal de apoio.

Redação iParaíba com Secom/JP

Fonte: Prefeitura de João Pessoa Acesse Aqui
Foto: Blog Matinhaspb
Réveillon do Governo do Estado Fonte: Iparaiba Acesse Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!